sábado, 1 de maio de 2010

Premiação MFL

Segue a premiação da MFL 2010 que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil - Rio, e que teve filmes exibidos também no Cineclube Nosso Tempo. O Júri foi formado pelos cineastas José Sette, Camilo Cavalcante e Tetê Mattos. Foram R$96.000,00 em prêmios.

CATEGORIA FILME LIVRE, para filmes feitos sem recursos públicos.

Prêmio para ALGUÉM TEM QUE HONRAR ESTA DERROTA!, de Leonardo Esteves (RJ), "filme que melhor representa o espírito da mostra por sua linguagem inventiva, de desconstrução da narrativa e pelo caráter intrínseco e anárquico com referências ao cinema experimental".
Menção para FANTASMAS, de André Novais Oliveira (MG), "pela simplicidade da narrativa que surpreende pela sua originalidade".
Menção para MEU AMIGO CLÁUDIA, de Dácio Pinheiro (SP), "por mergulhar no universo de um personagem transgressor e emblemático".

CATEGORIA OFICINANDO, para filmes feitos em escolas e/ou oficinas audiovisuais.

Prêmio para SOBE, SOFIA, de André Mielnik (RJ), "pela delicadeza poética e pela direção segura e consciente do filme que se queria fazer".

CATEGORIA CARÍSSIMA LIBERDADE, para filmes feitos com apoio de recursos públicos.

Prêmio para PASSOS NO SILÊNCIO, de Guto Parente (CE), "pela densidade das imagens expressionistas ao transpor o universo de Goethe para o cinema".
Menção para "ARQUITETURA DO CORPO", de Marcos Pimentel (MG), "por construir através da poesia das imagens um painel de contrastes sociais".
Prêmio para MORRO DO CÉU, de Gustavo Spolidoro (RS), "pela intimidade do documentarista com o universo da juventude do interior do país".
Prêmio para PACIFIC, de Marcelo Pedroso (PE), "pela ousadia da narrativa construída a partir de imagens aleatórias que retratam uma visão singular da classe média brasileira".
Prêmio para "TERRAS", de Maya Da-Rin (RJ), "pelo painel humano de uma realidade de fronteira latino-americana retratada através da observação detalhada dos habitantes da região".
Menção para EU ME LEMBRO, de Edgard Navarro (BA), "pelo desnudamento pessoal do autor que se confunde com a história recente do país".

E o Troféu ALEATÓRIO, sorteado durante a premiação, foi para o filme VISTAMAR, de Pedro Diogenes, Rubia Mércia, Rodrigo Capistrani, Henrique Leão, Victor Furtado e Glaugeane Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário