terça-feira, 25 de maio de 2010

Dica de filme

No dia 25 de maio é o dia da indústria, máquina propulsora do desenvolvimento tecnológico e econômico de um país, retratada diversas vezes no cinema. A Programadora Brasil selecionou entre seu acervo algumas sugestões para esta data.

O documentário “Chapeleiros” de Adrian Cooper, filmado em Campinas, numa fábrica de chapéus, focaliza as relações de trabalho de maneira poética e particular para a filmografia nacional dedicada ao movimento operário.
Classificação indicativa: Livre

O documentário “Arraial do Cabo”, de Mario Carneiro e Paulo César Saraceni mostra as transformações sociais e as interferências nas formas primitivas de vida de pescadores do vilarejo de Arraial do Cabo, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Os modos tradicionais de produção se chocam com os problemas da industrialização.
Classificação indicativa: Livre

A ficção “São Paulo Sociedade Anônima”, de Luiz Sérgio Person, é um grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal.
Classificação indicativa: 12 anos

O documentário Delmiro Gouveia: O Homem e a Terra”, de Geraldo Sarno, aborda aspectos da vida e obra do nordestino Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, natural do Ceará. Seu trabalho é pioneiro em Alagoas, iniciando a revolução industrial e hidráulica, ou planificando a eletrificação da região com o aproveitamento da força motriz da Cachoeira de Paulo Afonso.
Classificação indicativa: 12 anos


Aproveitem e boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário