domingo, 18 de abril de 2010

O Cineclube Nosso Tempo na Mostra do Filme Livre (MFL) 2010!

O Cineclube Nosso Tempo tem o prazer de participar no mês de abril da Mostra do Filme Livre (MFL) 2010!

A MFL 2010 é um projeto pioneiro no país e mantém como principal objetivo a divulgação da produção audiovisual independente, exibindo obras feitas em todos os suportes (VHS, Beta, DV Cam, HD, 35 mm, 16 mm, entre outros), formatos (curta, média e longa metragens), de todos os gêneros (ficção, documentário, animação e experimental) e, de qualquer ano de produção.

Hoje não há mais desculpa: As dezenas de cineclubes e pontos de cultura que promovem atividades audiovisuais, a web que muda o mundo e os crescentes avanços tecnológicos na captação e na difusão (transmissão) de conteúdos, apontam que o "fazer cinema" virou "fazer audiovisual", algo bem mais simples, barato e acessível. Claro, não estamos aqui falando de um cinema pra lotar as salas Brasil adentro, aqui se fala de um cinema, ops, um audiovisual, antes acessível a poucos, hoje possível a muitos. É simples sacar – basta perceber as diferenças, em todos os níveis, de um filme feito com milhões de moedas para arrecadar mais milhões, quais interesses e compromissos tal filme visa, e algo feito por amor e/ou com tesão, do tipo “experimentar fazendo", usando a linguagem audiovisual para refletir idéias que podem até render moedas. O desequilíbrio de poder entre o comércio e a cultura audiovisual sempre foi e segue sendo um fato, porém a diferença, antes imensa, tem diminuído. É uma cena já prevista e que hoje se desenrola também com a nossa ajuda.

Um dos papéis da MFL é acelerar este processo, tornando mais populares os filmes livres e buscando não apenas imensas e improváveis bilheterias, mas o pensar sobre as pequenas e as grandes questões que afligem o ser humano desde as cavernas, sejam estéticas e/ou políticas, técnicas e/ou em seus modelos de produção.

Programação da MFL no Cineclube Nosso Tempo

Dia 22-04-2010 às 19:30h (Quinta-feira)
Curta: "Avós" De Michael Wahrmann - SP
Filme: "Morro do Céu" De Gustavo Spolidoro - RS
“Spolidoro atualiza a tradição de Flaherty da decupagem precisa e de uma atenção ímpar ao homem e seu entorno. O cinema como arte do espaço, do espaço compartilhado, e os embates e encontros que esta partilha gera. Ressoando a comédia adolescente, Jia Zhang-Ke e “Luz Silenciosa”, pode-se no mínimo afirmar que uma possível história da adolescência no Brasil ganha aqui uma de suas contribuições artísticas mais notáveis, com destaque para a bela fotografia feita por esta equipe-de-um-homem-só. (Juliano Gomes)”

Dia 29-04-2010 às 19:30h (Quinta-feira)
Curta: "Pendular" De Julia Murat - RJ
Filme: "A Fuga, a Raiva, a Dança, a Bunda, a Boca, a Calma, a Vida da Mulher Gorila" De Felipe Bragança e Marina Meliande - RJ

“O que é a mulher gorila? Um arquétipo ? Uma metáfora da mulher primitiva ? O mais incrível e belo dos shows ? Algumas pistas pra desvendarmos o mistério da mulher gorila: O maior espetáculo dos subúrbios do mundo, naif e mambembe, pode servir de metáfora a esta produção modesta em recursos mas singular em sua realização. A produção durou 8 dias, mas os produtores/diretores Marina Meliande e Felipe Bragança afirmam que toda a equipe recebeu para trabalhar. Os diretores optaram por fazer um quase documentário. As personagens tem os nomes dos atores que as interpretam. A câmera quase não usa luz artificial. A kombi do cenário serve também como transporte da equipe e da elétrica... Numa das cenas, enquanto a atriz/protagonista Flora está divulgando o show que está promovendo na cidade, uma transeunte curiosa lhe pergunta: qual é o mistério ? Sem resposta... Cuidado ! Perigo ! A gorila está solta ! A trama é simples: duas irmãs , artistas mambembes, decidem colocar o pé na estrada da vida e apresentar pelas cidades do interior o número da Mulher Gorila, até chegar no Rio de Janeiro, onde Morena, a mais velha, que interpreta a linda menina antes de se transformar na terrível besta do titulo, (des)encontra seu bebê de um ano de idade e amanhece com o coração pegando fogo, fogo, fogo... O que acontece pelos caminhos são os 7 (quase) capítulos que compõem este belo road movie musical, angustiado,sentimental e radicalmente livre. (Chico Serra)”

Local: Teatro Armando Gonzaga, Av. Gal. Oswaldo Cordeiro de Faria, 511, Mal Hermes/RJ (em frente ao Hosp. Carlos Chagas)
Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário