quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nova programação

A partir de 07 de outubro o Cineclube Nosso Tempo estará novamente no Teatro Armando Gonzaga todas as quintas-feiras às 19h.
Verifiquem nossa programação e até lá.

domingo, 19 de setembro de 2010

Mais sobre o filme "Maré - Nossa história de amor"

Maré - Nossa História de Amor

Direção de Lúcia Murat com Cristina Lago, Vinícius D'Black, Babu Santana, Flávio Bauraqui e Marisa Orth
Duração: 105 min
Sinopse: A favela da Maré, no Rio de Janeiro, é dividida pela briga pelo poder no tráfico de drogas. Analídia (Cristina Lago) é a filha de um dos chefes, que está atualmente preso. Jonatha (Vinícius D'Black) é o MC da comunidade e também irmão de Dudu (Babu Santana), que disputa o poder com o pai de Analídia. O sonho de Jonatha é gravar um CD, mas ele reluta em aceitar a proposta de Dudu para financiar sua produção, já que o dinheiro viria do tráfico. Jonatha e Analídia vivem em famílias rivais e se apaixonam ao se conheceram no grupo de dança da comunidade, coordenado por Fernanda (Marisa Orth).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cineclube Nosso Tempo no Colégio Estadual Francisco Palheta

Na próxima sexta-feira, dia 17 de setembro, o Cineclube Nosso Tempo exibirá o filme "Maré - Nossa história de amor", musical de Lúcia Murat.

domingo, 12 de setembro de 2010

Para quem quiser saber mais...

...sobre o filme "O Corte".

Costa-Gavras arrisca uma comédia mas não larga os temas políticos, o desemprego e exclusão levando um cidadão ao limite.


O cineasta Costa-Gavras é conhecido por filmes políticos como Desaparecido ("Missing" de 1982, que recebeu indicações ao Oscar incluindo melhor filme e levou o de roteiro adaptado) e o recente Amém, que lidava com a omissão da igreja ao Holocausto. Em O Corte, ele lida com a questão do capitalismo, ganância corporativa e do desemprego, mas utilizando a melhor forma de crítica, a comédia. Mais precisamente o humor-negro.
Bruno Davert, um executivo da indústria de papéis, está a dois anos sem conseguir emprego e ao ver suas economias chegarem ao fim sente que seu estilo de vida está ameaçado. Isso acaba fazendo com que Bruno enlouqueça e comece a traçar um mirabolante plano para recuperar seu emprego: assassinar o homem que ficou no seu lugar e todos os possíveis concorrentes. Qualquer semelhança com a recente situação da brasileira que mandou matar sua concorrente ao emprego é mera coincidência, mas acaba por trazer a história, por mais absurda que seja, mais próxima de nós. O filme alterna as incursões criminosas de nosso anti-herói com uma outra empreitada igualmente complicada, que é manter sua família na ignorância e unida apesar da crise.
As investidas do desajeitado serial killer rendem risadas e é notável como Gavras sustenta o humor e o suspense após tantos anos de filmes densos e sérios, aqui ele se diverte, inclusive brincando com clichês de filmes americanos como o noticiário de televisão que sempre fala sobre o assunto do filme na hora que os personagens principais estão vendo, ou ao exagerado product placement que pontua o filme inteiro mas você nunca sabe exatamente que produto é. Dividindo boa parte dos méritos está a ótima atuação de José Garcia, que com sua aparência mediocre e ótimo timing consegue convencer a platéia como cidadão comum levado às últimas consequências, mesmo que a verossimilhança de alguns acontecimentos seja duvidosa. Acho que todo mundo que já esteve desempregado por um longo período vai se identificar com o drama e (espero) rir com Bruno.
O Corte só peca por se estender mais do que o necessário, o filme se beneficiaria de uns bons 20 ou até 30 minutos menos. Felizmente ele consegue prender a atenção e ainda tecer um ácido comentário sobre o nosso tempo, onde o homem vale apenas pelo dinheiro e as coisas que possui. O filme chegou a receber duas indicações ao César, melhor ator para José Garcia e melhor roteiro adaptado.

Por Ary Monteiro Jr., em 05/06/2006

Corte, O (Couperet, Le, 2005)
• Direção: Costa-Gavras
• Elenco Principal:
- José Garcia
- Karin Viard
- Geordy Monfils
• Sinopse: Bruno Davert é um executivo desempregado a dois anos. Para voltar ao cargo que tinha na empresa que trabalhava, ele decide assassinar o atual ocupante do cargo e todos os concorrentes da empresa que poderiam ocupá-lo.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cineclube Nosso Tempo na Escola Técnica Estadual Oscar Tenório

Nesta quinta-feira, 09 de setembro, o Cineclube Nosso Tempo estará na Escola Técnica Oscar Tenório, na FAETEC de Marechal Hermes, exibindo o filme "O Corte", de Costa Gravas. Serão 2 sessões seguidas de debate com professores da escola.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Comunicado importante!

Durante o mês de setembro o Teatro Armando Gonzaga, onde o Cineclube Nosso Tempo costuma fazer suas exibições, será palco do Festival Entrando na Dança. Este evento vem, nos últimos anos, enriquecendo a programação cultural do bairro de Marechal Hermes. Em virtude disso, a equipe do Cineclube Nosso Tempo optou por realizar sessões itinerantes em escolas da região neste período. Assim, no mês de setembro não serão exibidos filmes no Teatro, como de costume.

Em breve publicaremos a programação de outubro. Fiquem atentos.